O HajaSaúde! surgiu em 2002 com a intenção de se constituir como uma publicação periódica dos estudantes de Medicina da Universidade do Minho. A sua estrutura inicial era muito simples, materializada numa folha de papel A4 que continha informações de relevo para a comunidade escolar. A sua missão era clara: informar a comunidade, formar os voluntários que fazem o jornal e assumir-se como um repositório de factos e memórias. O seu nome foi adoptado por sugestão do Professor Pinto Machado, mantendo-se intacto até ao momento presente.

Olhando para trás, a sensação é de dever cumprido – provavelmente superado. Sendo a comunicação um processo fundamental para qualquer organização, o HajaSaúde! cresceu e transformou-se num verdadeiro catalisador de laços entre os diferentes corpos da comunidade escolar. O aumento do número de alunos e de colaboradores da Escola de Medicina e o facto dos antigos alunos estarem hoje mais longe da sua escola médica trouxe novos desafios para o jornal.

A missão do HajaSaúde! é hoje mais crítica e mais fundamental: chegar mais longe e a mais pessoas com a informação que é relevante para todos. Neste momento de celebração e de transformação, o HajaSaúde! reinventa-se fiel aos princípios fundadores. E isso só nos pode encher de orgulho.

Parabéns ao HajaSaúde! Parabéns a todas/os!

Professor Pedro Morgado