Um dia, um Homem que todos conhecemos disse, nada do que é humano é estranho ao Médico e acendeu a chama do sonho e ambição dentro de todos nós. Foi do sonho que nasceu o HajaSaúde!, do sonho partilhado pelo Professor Joaquim Pinto Machado e pelo Professor Pedro Morgado. Dizem que todos os sonhos começam com um grande sonhador, contudo, este projeto começou com dois grandes visionários que deram voz aos alunos de medicina da Universidade do Minho, uma voz irreverente, criativa e multidisciplinar que, com o passar do tempo, ganhou força e visibilidade. Mudam-se os tempos, mas não se mudam as vontades e o sentido de missão continua o mesmo!

Nesta que é a primeira edição do ano e, a primeira de uma nova equipa, abordamos um tema especial e que despertará a curiosidade de todos os leitores, a Informática em Medicina. O avanço tecnológico é algo inegável e com ele cresce, todos os dias, o universo de possibilidades no mundo da medicina. A Informática no meio médico tem ganho, com o passar dos anos, uma importância cada vez maior quer como meio auxiliar de diagnóstico, quer no tratamento de diferentes doenças. No entanto, será benéfica esta relação existente entre duas áreas tão distintas? Será que todos fazem o uso correto das ferramentas que estão disponíveis? Será ainda benéfico para os doentes terem informação à distância de um clique? Estas são algumas das questões que podem ser levantadas quando refletimos sobre o assunto. Não podemos, contudo, deixar de reconhecer o potencial desta área em expansão permanente.
Este é o ponto principal da tecnologia. Por um lado, cria um apetite pela imortalidade. Ela ameaça a extinção universal por outro. A tecnologia é a luxúria removida da natureza.– Don DeLillo

 

Gonçalo Cunha, 3º ano

Advertisements