Num mundo cada vez mais tecnológico, em que os narizes cada vez menos descolam dos ecrãs, e onde a prevalência de obesidade e inerentes doenças cardiovasculares tem vindo a aumentar, é imperativo que o sedentarismo seja combatido vivamente. Braga, como município ativo, atenta ao acesso à prática desportiva dos seus residentes, que constitui um direito dos mesmos, sendo prova disso o facto de ser Cidade Europeia do Deporto em 2018.

Se não és fã do ginásio, ou dos custos do mesmo, mas queres manter atividade física regular, fica então a conhecer os melhores locais bracarenses para isso mesmo!

Desde manhã cedo, e até bem tarde, muitos são aqueles que se juntam no Complexo Desportivo da Rodovia, na Freguesia de S. Victor, para a prática de exercício físico; desde futebol, a basquetebol, passando pelo atletismo ou apenas umas corridas informais, este é um espaço querido para a população ativa da cidade, desde os mais pequenos aos mais experientes!

Do projeto de Renaturalização e Regeneração Urbana do Rio Este resultou, para os amantes dos passeios, sejam a pé ou de bicicleta, a construção de uma via pedonal ciclável, que acompanha o percurso do leito, desde o complexo até à Ponte Pedrinha, no total de 3km!

Ao longo desta caminhada encontrarás diversos pontos preparados com circuitos de manutenção, equipamentos estes também disponíveis em tantos outros locais do concelho (incluindo na bela Praia Fluvial de Adaúfe), desde 2016, para a realização de exercício físico ao ar livre.

A ciclovia da Variante da Encosta de Lamaçães, inaugurada em 2005, mas que foi sofrendo diversas atualizações ao longo dos tempos, encontra-se repleta de caminhantes, corredores e ciclistas durante todo o ano – desde os dias chuvosos aos mais solarengos.

Por fim, e pensando nos mais aventureiros, deixamos a sugestão de uma caminhada, a passo ou a trote, até ao sopé do Santuário do Bom Jesus do Monte e uma subida dos escadórios do mesmo, ficando prometida a recompensa, no fim, de uma vista privilegiada sobre esta resplendorosa cidade que é Braga!

 

João Dourado, 4º ano

 

 

 

Advertisements