O Professor Harald zur Hausen, prémio Nobel de Medicina e Fisiologia de 2008, no passado dia 10 de Novembro, esteve na Escola de Medicina, no âmbito dos ICVS-seminars, onde abordou o papel de agentes infeciosos, provenientes de gado bovino, no desenvolvimento de doenças neurodegenerativas e cancerígenas.

 

Dia 10 de Novembro, a Escola de Medicina acolheu um seminário do Professor Harald zur Hausen, prémio Nobel de Medicina e Fisiologia de 2008, sobre o papel de agentes infeciosos, provenientes de gado bovino, no desenvolvimento de doenças neurodegenerativas e cancerígenas, no âmbito da iniciativa ICVS-seminars.

Este seminário decorreu no auditório Zulmira Simões, com direito a uma sala repleta de investigadores e de alunos dos vários graus de ensino da Escola de Medicina e do ICVS, que revelaram grande interesse pelo assunto abordado, dada a polémica inerente.

Entre os tópicos abordados, salienta-se a relação das infeções virais adquiridas pelo consumo de carne de bovino e leite de vaca, nomeadamente a possível infeção pelo vírus Epstein-Barr (EBV), com maiores incidências de cancro da mama e do cólon.

Anúncios